Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

Série: Os Primeiros Passos - O Homem Regenerado - Por Pastor Adriano Rufino



Depois de discutirmos acerca do homem original e do homem caído, agora é hora de tratarmos sobre o homem regenerado. Como vimos anteriormente, o homem original era a semelhança e a imagem de Deus. Possuía o privilégio de não conhecer a morte em seus três aspectos: física, espiritual e a morte eterna. Viviam em estado de inocência. Tinham prazer em conversar com Deus todos os dias. Estavam dentro do propósito do Senhor em cultivar, administrar, guardar e povoar a terra.

É interessante que a ordem que Deus lhes havia dado visava protegê-los contra o mal. Satanás lhes disse: "Deus sabe que no dia em comerdes (do fruto), sereis como Deus conhecedores do bem e do mal". Era uma meia verdade. De fato, o Senhor conhece o bem e o mal, porém não pode ser afetado pelo mal. Já o homem, quando conhece o mal,  não apenas se deixa afetar como também é dominado por ele. Essa verdade omitida pelo diabo tem custado muito caro ao ser humano.

No entanto, como já tratado anteriormente o Senhor Deus já sabia de antemão em que pé o ser humano se meteria. Por essa razão, traçou um plano de resgate para aquele homem caído. Neste novo projeto estava a previsão de um novo nascimento, ou teologicamente falando uma regeneração. Este novo nascimento lhe é necessário, porque o homem não mais possuía a imagem de Deus e sim a imagem de Adão (Gênesis 5:1).

A NATUREZA DE ADÃO (A IMAGEM DE ADÃO)

Como dizia Agostinho: antes da queda o homem era incapaz de pecar. Porém depois da queda o homem se tornou incapaz de não pecar. Por qual razão? Por causa da natureza adâmica. Essa natureza é uma natureza terrena e antagônica ao Pai. Ela não cogita das coisas do alto e não entende as coisas do Espírito. Ela não pode entrar no Reino de Deus, pois não está sujeita a Lei de Deus. 

Portanto, urge a necessidade deste homem nascer de novo. É imprescindível que ele nasça outra vez e receba uma natureza diferente, uma natureza do alto. Essa nova natureza faz com que ele sinta fome de Deus, saudades da presença do Senhor, necessidade de conversar com o Pai. Por essa razão, passa a naturalmente odiar este mundo sujo e a desejar estar entre aqueles que são, como ele, do alto.

Este homem refeito outra vez, sofre pela ação do Espírito Santo uma mudança  do grego "metanoia" em sua mente e consequentemente em seu comportamento. Agora, passará a produzir frutos. Na bíblia, estes frutos serão chamados de frutos do Espírito. Estes frutos possuem 9 características e não há hierarquia entre eles. (Ler Gálatas 5:22 em diante).

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Agora nascido de novo, esse homem precisará crescer espiritualmente. Esse desenvolvimento se dará pela oração e intimidade com o Pai. Em segundo lugar, pela leitura da Palavra de Deus. Sugerimos que se faça em primeiro lugar as leituras dos Evangelhos, para logo a seguir, partir-se para as cartas de Paulo e as demais cartas. 

O crescimento espiritual também se dará na convivência com os irmãos de fé. A maturidade desses irmãos  pode contribuir para o desenvolvimento daqueles que estão no início da caminhada com o Senhor. Porém, é importante compreender que a experiência que tais irmãos tiveram com Deus foram pessoais e certamente não se repetirão com o cristão que quer crescer em Deus. O que estamos querendo dizer é que cada qual terá a sua experiência pessoal com o Salvador. 




Comentários