Pular para o conteúdo principal

Destaques

Homens de Deus exaustos

 Quando Moisés estava exausto disse: "Eu imploro-te que me tires a vida" (Números 11:15) Jeremias com profundo cansaço emocional exclamou: "Maldito o dia em que nasci! " (Jeremias 20:14) Elias com medo expressou: "Basta, Senhor, tira a minha vida (1 Reis 19:4) Jó com dor insuportável proclamou: "Por que eu não morri no ventre da minha mãe? " (Jó 3:11) A Bíblia não é um livro de heróis fortes. É um livro de pessoas quebradas... que Deus não abandonou. Se hoje você também está cansado, confuso ou sem forças... lembre-se que eles também foram assim. Mas Deus levantou-os. Sua vida não está pausada. Ela não está perdida. Ainda não está acabado. Deus ainda pode escrever um capítulo que você não imagina

Série: Os Primeiros Passos - A Fé Salvadora II - Por Pastor Adriano Rufino

 Leia a parte I clicando AQUI



Portanto, uma vez que este homem caído é incapaz de ir por si só à presença de Deus, surge a pergunta: será que ele terá em si condições para crer? O que virá primeiro, a fé para a salvação ou o novo nascimento? O novo nascimento resultará a fé para a salvação ou a fé para a salvação é que provocará o novo nascimento? Certamente que a maioria dirá que a fé para a salvação resultará no novo nascimento. Mas o que estamos discutindo aqui é: a gravidade dos efeitos do pecado na vida deste ser caído.

No passado, alguns pensadores  teorizaram várias possibilidades sobre a natureza do homem. Uma delas, dizia que o "homem era bom por natureza, mas é a sociedade que o corrompe" (Jean-Jacques Rosseau - 1712-1778). Porém, Paulo falando acerca dos efeitos do pecado diz que, ele está morto (Efésios 2:1), e nele não habita bem algum (Romanos 7:18). Ou seja, o problema está dentro dele. Assim, voltamos à pergunta: terá este homem caído capacidade para ter a fé salvadora ou esta fé para a salvação será fruto da ação do Espírito Santo em seu coração?

Jesus disse que: "quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado..."(João 16:8). Perceba então que, até mesmo o ato de crer em Cristo Jesus terá que ser obra de Deus. É o Senhor que vivificará este homem caído (Ef 2:1), colocará nele a fé para ser salvo, operará nele o novo nascimento, despertará o amor ao Pai (I João 4:19). Paulo resume esse processo dizendo: "porquanto, pela Graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom Deus".

O CHAMADO PARA A SALVAÇÃO

Biblicamente há dois tipos de chamados para a salvação: o chamado externo e o chamado interno. O chamado externo é o chamado público. Exemplo: quando a Palavra de Deus é pregada a todos, quando todos são convidados a vir a Jesus. Em Atos temos várias passagens sobre o chamado externo: a pregação de Pedro à partir de Atos 2:14 é um dos exemplos. Ali, há um chamamento externo, porém, houve também um chamamento interno: "...foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra..."(Atos 2:41).

Esse chamamento interno é também chamado de EFICAZ. É quando o Espírito Santo concede ao homem caído a fé para crer. Talvez surja a pergunta: mas e o livre arbítrio? Como fica a vontade humana em escolher ou não a Deus? Um dos pais da igreja, Agostinho de Hipona, disse algo interessante acerca da vontade humana. Veja este esquema que ele descreveu:

1- (A VONTADE DO HUMANA) ANTES DA QUEDA DO HOMEM:

  • posse non peccare (capaz de não pecar)
  • posse peccare (capaz de pecar)

2 - (A VONTADE HUMANA) DEPOIS DA QUEDA DO HOMEM

  • non posse non peccare (incapaz de não pecar)


Quanto a capacidade de escolher não pecar, Paulo descreve em Romanos 7 e em Gálatas 5, sobre a luta do homem interior e a carne (vontade humana). Essa luta só se dará após o novo nascimento. Antes disso, o homem ainda é totalmente escravo do pecado, ele está rendido à vontade da carne. Daí, a necessidade da ação do Espírito Santo no ato da conversão, sem Ele, até mesmo a escolha em aceitar a fé poderá estar comprometida.

A FÉ SALVADORA

Deus é soberano. E em sua soberania, Ele sabia sobre tudo o que iria acontecer ao mundo e ao homem antes mesmo de criá-los. O apocalipse descreve que o "cordeiro foi morto antes da fundação do mundo" (Apocalipse 13:8). Isso significa que o Senhor traçou um plano eterno de salvação lá na eternidade. O velho testamento descreve o desenrolar deste plano e o Novo Testamento a consumação desse plano com a vida e morte do Senhor Jesus.

Compreender este plano e crer no significado da morte de Jesus é o princípio de tudo. A seguir, pela ação do Espírito Santo na vida deste homem chamado internamente, acontece a regeneração, o desejo de estar na presença de seu criador, como era no início com Adão, que tinha prazer em estar diariamente com Deus. A fome pela Palavra de Deus, a necessidade de santificação e o andar com Cristo no dia a dia. Eis o homem caído recriado outra vez! 








Comentários