Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

CURSO DE DISCIPULADO – O DISCÍPULO E OS ESCÂNDALOS

 

CURSO DE DISCIPULADO – O DISCÍPULO E OS ESCÂNDALOS


É inevitável que venham os escândalos, mas ai do homem por quem vier” (Lucas 17:1-2).


A palavra “escândalo” no grego é “skandalon”. Essa expressão é usada no novo testamento para se referir a ARMADILHA ou OBSTÁCULO que faz alguém tropeçar ou cair. Normalmente quando pensamos em escândalos associamos ao comportamento pecaminoso, no entanto, escandalizar vai além disso. Não são apenas o comportamento pecaminoso de alguns crentes que causam escândalos. Paulo fala em sua carta à igreja de Corinto que a falta de sabedoria de muitos crentes no culto poderia escandalizar os visitantes (I Coríntios 14:23). Aqui ele trata sobre o uso adequado dos dons no culto para que sirva de motivo de convencimento do e não para confusão do visitante.


COMO LIDAR COM O ESCÂNDALO?


O escândalo é um reflexo do pecado e da fragilidade humana. Onde houver seres humanos, ali haverá pecado e fraqueza, todavia isso não é desculpa para deixar as coisas como estão. Normalmente a igreja é reativa, ou seja, quando o escândalo acontece aí ela reage. O ideal seria a igreja tratar com o pecado do irmão antes que ele escandalizasse a comunidade, mas na maioria das vezes isso não é possível porque o pecado tem origem no interior da pessoa (Tiago 1:12-15). Sendo assim, somente o irmão é quem poderá abortar o pecado antes que ele dê a luz ao escândalo.


Todavia, quando ele acontece (o escândalo), ele não poderá ser jogado para debaixo do tapete, a igreja não poderá fazer pouco caso daquele erro. Por que? Em primeiro lugar, porque se o irmão não for confrontado, repreendido, advertido, ele tenderá a repetir o ato ou viver tranquilamente na vida pecaminosa colocando a alma dele e de outros em risco. Em segundo lugar, embora esteja vivendo de maneira inadequada à Palavra de Deus, esse irmão ainda é amado pelo Senhor, e por isso deve ser amado pelos demais irmãos. Porém amar não significa ser conivente com as atitudes erradas daquele irmão. Ele precisará ser confrontado. Ser for humilde, reconhecerá o erro e será salvo. (Ler sobre o que Jesus espera )


Um outro fato importante é que há duas maneiras de os escândalos virem:


a) através do próprio agente do escândalo e, b) através dos noticiadores dos escândalos.


Quando Noé trouxe escândalo para a sua casa, seu filho tornou a situação mais grave quando expôs a nudez do pai. Certamente Satanás se delicia com a queda de um filho de Deus, porém ele se regozija quando os próprios irmãos do caído expõem ao mundo o pecado cometido! Se quem já pecou está em juízo, por que acrescentar dor a toda a família de Deus?



Comentários