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A natureza progressiva da redenção de acordo com Jeffrey Johnson
Jeffrey Johnson, em sua obra "The Fatal Flaw of the Theology Behind Infant Baptism," argumenta que a natureza progressiva da redenção é uma característica essencial da narrativa bíblica conforme apresentada pela teologia pactual. Ele destaca que a revelação de Deus e Sua obra redentora avançam progressivamente ao longo da história bíblica. Este progresso pode ser entendido em termos de três aspectos principais:
1. Desenvolvimento Progressivo das Alianças: Johnson explica que a redenção é revelada e administrada progressivamente através de diferentes alianças bíblicas. Cada aliança (com Noé, Abraão, Moisés, Davi e finalmente a Nova Aliança em Cristo) revela mais sobre o plano redentor de Deus e a natureza de Sua relação com a humanidade. Embora as promessas e as bênçãos da redenção sejam presentes desde o início, elas são ampliadas e esclarecidas com o tempo.
2. Revelação Progressiva de Cristo: A redenção é centrada em Jesus Cristo, e a revelação de Sua pessoa e obra também é progressiva. Desde as primeiras promessas messiânicas no Antigo Testamento, passando pelas profecias e tipologias, até a plena revelação de Cristo no Novo Testamento, vemos um desdobramento gradual e crescente da identidade e missão do Redentor. Cada etapa na revelação bíblica adiciona compreensão e profundidade ao conhecimento de Cristo e Sua obra salvadora.
3. Experiência Progressiva dos Crentes: A redenção é experienciada de maneira progressiva pelos crentes. Johnson argumenta que, assim como a revelação de Deus se desenvolve ao longo do tempo, a compreensão e a vivência dos crentes na fé também progridem. Desde a promessa inicial de salvação, passando pela vinda de Cristo e a era da igreja, até a consumação final no retorno de Cristo, os crentes experimentam a redenção de maneira crescente e mais plena.
Em suma, Jeffrey Johnson vê a redenção como um processo progressivo que se desdobra ao longo da história bíblica. Este progresso não implica mudança na essência do plano redentor de Deus, mas sim um aumento gradual na revelação e compreensão desse plano, culminando na obra de Cristo e na plena realização da redenção na história.
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