Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

A NOUTÉTICA NO MINISTÉRIO DO APÓSTOLO PAULO | Comentário sobre a Nouthéthica no aconselhamento cristão | Por Adriano Rufino

 


A NOUTÉTICA NO MINISTÉRIO DO APÓSTOLO PAULO | Comentário sobre a Nouthéthica no aconselhamento cristão | Por Adriano Rufino

O aconselhamento cristão é um dos serviços mais importantes na Arte de Discipular. O discipulado, por sua vez, é um dos mandamentos do Senhor para a igreja: “Ide e fazei discípulos de todas as nações”. Quando a igreja foi estabelecida depois de Atos 2, eles demoraram 3 anos a obedecer ao IDE e, por isso, o Senhor permitiu que uma perseguição se levantasse. Eles foram espalhados por todo o mundo atendendo ao IDE do Senhor.

Portanto, dentro do IDE e fazer discípulos está o aconselhamento que é um dos braços do discipulado e, do ponto de vista bíblico, aconselhar é MUITO MAIS do que dar opinião sobre a vida de outros. O aconselhamento bíblico envolve o TESTEMUNHO de vida do aconselhador, o ter TEMPERO nas palavras, dizer a coisa CERTA no MOMENTO certo, utilizar a exortação, a censura, a admoestação como ferramentas ao discipulado.

Quando pensamos em Paulo, o apóstolo, construímos, as vezes, uma visão aventureira de seu ministério. Achamos que ele passava todo o tempo viajando. De fato, o livro de Atos registra 3 viagens missionárias. Em cada viagem um desafio, uma prova. No entanto, passagens como a de Atos que relata a despedida dele dos Efésios depois de três longos anos estando entre eles dia e noite admoestando, exortando, consolando e testemunhando pessoa por pessoa a permanecerem firmes com Jesus, revela-nós queremos o ministério de Paulo era um ministério também individual. Ou seja, ele procurava lidar com a necessidade de cada um de seus discípulos.

Talvez por isso, vemos em suas cartas, principalmente na de Romanos 16, ele citando o nome de vários irmãos. Ele os conhecia individualmente, certamente sabia de suas lutas e fraquezas, defeitos e virtudes. E é nesse sentido que se aplica a NOUTÉTICA. Este termo grego nada mais é do que todo o conjunto que engloba o aconselhamento cristão e Paulo o sabia. Ainda na despedida aos Efésios Paulo os aconselha apontando em três direções: para o passado, para o presente e para o futuro.

Em Atos 20, a partir do versículo 17 Paulo prática a NOUTÉTICA ( o aconselhamento cristão em toda a sua plenitude). No versículo 17, o apóstolo apela para o seu TESTEMUNHO pessoal. No versículo 22, ele aponta para o futuro e comenta sobre O QUE poderá vir a suceder a ele em Jerusalém. No versículo 26, fala do PRESENTE. No 28, utiliza da EXORTAÇÃO. No 29, os admoesta. Ele segue com esta admoestação dura nos versículos seguintes.

Paulo em nome do amor alerta aquele rebanho dos perigos iminentes que estavam porvir. E assim, sem medo de magoar ou perder suas ovelhas faz o trabalho de um verdadeiro pastor.

Em contraste a tudo isso, vemos Eli. Ele soube por boca do povo de que seus filhos faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Ao invés de praticar a NOUTÉTICA: censurar, repreender, corrigir; Eli apenas pergunta: Por que vocês fizeram isso!

O resultado foi que toda a família se perdeu e o ministério de Eli findou. Era a responsabilidade dele de aconselhar os filhos. Esse aconselhamento deveria vir em forma de confrontação. Mas ele preferiu se esvair.

Para Eli caberia o que Paulo disse aos líderes em Éfeso: Olhai por vós e por todo o rebanho que o Espírito Santo vos constituiu para apascentardes a igreja de Deus, que Ele resgatou com o Seu sangue.

Para nós também cabe essa mesma admoestação:

1• Olhar por nós

2• Olhar pela igreja

3• Temos uma missão (o Espírito Santo constituiu)

4• Para apascentar ( praticar a NOUTÉTICA, que é saber utilizar as ferramentas que compõe o aconselhamento cristão e bíblico para o sustento espiritual do corpo de Cristo).


REDES SOCIAIS:

YouTube


Comentários