Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

Série: Primeiros Passos: A Vocação Ministerial - Por Pastor Adriano Rufino



Acerca da vocação para o ministério, esse é o ponto chave para o chamado. Por mais bem intencionado que alguém esteja em servir a Deus em Sua obra, a vocação deve ser a base de tudo. Biblicamente há dois tipos de chamados: há um chamado externo, em que Deus chama todos os homens para servi-lo. Há um chamado interno, específico para que o Senhor execute Seus planos neste mundo por meio de determinadas pessoas. 

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados" [Mateus 11:28].

Esse é um tipo de chamamento externo, onde todos os homens são convidados a seguir a Cristo Jesus. Há, porém, um chamado interno, pessoal. Esse tipo de chamado é quando o homem ouve intimamente a Deus e seu interior. É o chamado do Senhor de forma íntima para um serviço específico. 

Na bíblia há vários casos: Moisés e o episódio da sarça ardente, cujo objetivo era libertar Israel do Egito. O chamado de Josué cuja missão era guiar Israel até a terra prometida. O chamado de Gideão, que libertou Israel do jugo dos amalequitas, midianitas etc. Esses são alguns casos de chamado interno e específico.

No novo Testamento, há inúmeros outros relatos. No entanto, ser vocacionado é a base de todo ministério. Não se pode, por exemplo, ordenar uma pessoa simplesmente porque ela tem muito tempo na igreja, porque ela é uma boa pessoa, ou porque ela é muito prestativa aos líderes e pastores.

Há inúmeras pessoas que foram ordenadas por seus líderes ou pastores  porém jamais foram chamadas por Deus para o ministério do servir. Tais pessoas acabam por criar problemas na obra de Deus por não terem sido vocacionadas. 

A ordenação sem a vocação é um chamado à morte. E por que muitos aceitam este tipo de ordenação? Por questão de status social, outros acham que assim serão notados pelos demais, alguns buscam reconhecimento público por pura vaidade. Mas estes não são os motivos que devam levar alguém a ordenação em um ministério.

Saiba que antes mesmo de Deus chamar alguém para a Sua obra, primeiro o Senhor começará a atuar na vida desse servo por diversas maneiras. As mãos do Senhor fará com que as coisas sejam encaminhadas afim de cumprir o Seu eterno propósito na vida daquele servo.

Veja o caso de Moisés, antes do Senhor o chamar e dele ser reconhecido publicamente como alguém chamado pelo Senhor, primeiro Deus trabalhou na vida do Seu servo por 80 anos! Foram muitas as situações que Moisés passou. O intuito foi prepará-lo para algo maior. A formação intelectual e tudo o mais que ele fazia contribui para lá na frente ele cumprir com o propósito do chamado do Senhor em sua vida.

Muitos servos de Deus naufragam na fé simplesmente por não compreenderem isto. É preciso ter convicção do chamado. Quando o servo do Senhor sabe que foi Deus quem o chamou, ele desempenhará o seu ministério com muito resultados. Ele será respeitado por todos porque reconhecerão o chamado de Deus em sua vida.

Caso ele passe alguma luta - e certamente passará -, ele com a oração irá prevalecer e se sairá vitorioso, pois tem dentro de si a certeza de sua chamada. É digno de nota que se compreenda que o chamado interno do Senhor na vida de determinados servos, não acontece na hora da ordenação ministerial. Tal chamado aconteceu na eternidade, antes da fundação do mundo (Isaías 6:8; 25:1; 40:13-14; Jeremias 23:18; 31:35-36; Atos 17:26; I Coríntios 2:6-7; Efésios 1:11; 3:8-11).

Comentários