Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

Série: Primeiros Passos - O que é Oração? - Por Pastor Adriano Rufino


 

O QUE É ORAR?

Orar é uma das maneiras de se relacionar com Deus. A oração não se resume apenas em pedir coisas a Deus. É a forma que o ser humano tem para se aproximar de Deus e, do ponto de vista bíblico, desenvolver um relacionamento profundo com o Senhor. É por isso, que na oração modelo do Pai Nosso, digo, oração modelo, porque nessa oração, cada trecho fala-nos sobre as várias nuances presentes numa oração. A primeira delas é o senso de PROXIMIDADE. Deus é o "Pai Nosso" Leia [Mateus 6:1-18]. Ele não é um Deus distante, indiferente aos seus. Essa proximidade revela-nos um caráter de Deus que no Velho Testamento não aparece.

Deus é Pai. E tal qual um pai, se importa com os seus filhos. Ele é o Pai Nosso. Essa expressão contrariava o entendimento dos religiosos judeus. Para aqueles, era necessário o fiel se esforçar ao máximo para alcançar algum favor de Deus, a ponto de apenas alguns usufruírem do favor divino. Na realidade, os religiosos importavam-se mais com o exterior que com o interior. As preocupações com as vestimentas e as longas orações na frente de outros, revelavam que a recompensa que buscavam vinha de homens e não de Deus.

É na contra mão de tudo isso, que o modelo da oração do Pai Nosso conduzirá o cristão a orar da forma correta. Além de, mesmo sem merecer,  referir-se a Deus como Pai, a oração do "Pai Nosso", revela também que as palavras "santificado seja o Teu nome" requer que a reputação de Deus esteja em alta conta. Nesse sentido, ao dirigir-se a um Deus que é Pai, devemos aprender a louvar o Seu nome e bendizer as Suas obras. Ele é digno de adoração. A adoração é um dos tipos de oração que existe. 

O QUE É ADORAÇÃO?

 Existimos para ADORAR a Deus e a nos relacionar com Ele. Perceba que no início da criação, Deus formou a Adão e a Eva com o propósito de adorá-lo. O homem era e é a coroa da criação do Senhor. Diariamente, na viração do dia o Senhor vinha ao homem para ter comunhão com Ele e para ensiná-lo. O pecado interrompeu essa relação. O homem cego e sem direção, passou a direcionar sua reverência à criação e não mais ao criador. 

O homem passou a adorar pedras, árvores, e, mais tarde fez para si ídolos aos quais chamou de deuses. O sentido da adoração, foi desvirtuado. O humanismo e antropocentrismo nos séculos XV e XVI em diante, tirou Deus do centro e colocou o homem. A partir de então, o homem passou a ser um adorador de si mesmo. O antropocentrismo (o homem no centro), passou a reger as relações sociais e também o culto na igreja. O antropocentrismo que é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo assentou-se no trono que pertence ao Senhor.

A adoração genuína consiste em colocar o Senhor Deus no centro do culto e de nossas vidas. É o que teologicamente chamamos de cristocentricidade. Cristo no centro. Ele possuiu a primazia no culto e em nossas vidas. Por que adorá-lo?

Devemos adorá-lo por vários motivos:

. Por Suas obras (salmos 19:1)

. Por Sua bondade

. Por Sua Graça

. Por Sua misericórdia

. Por Seu amor etc.

São vários os motivos do por quê louvar ao Senhor. No entanto, quanto mais O conhecemos mais O amamos e mais gratos somos a Ele.

COMO ADORAR A DEUS?

Podemos adorá-lo através dos cânticos. Quando cantamos ao Senhor nossa alma está expressando-se através dos hinos e cânticos: "Falando entre vós com Salmos cânticos e hinos espirituais...cantando e louvando de coração ao Senhor" aconselhou Paulo aos Efésios no capítulo 5:19. 

Através da oração de louvor. Para isso é importante aprender orar com a Bíblia. Como assim? Leia a Palavra, principalmente os Salmos e durante a adoração recite alguns versículos memorizados. Mas o mais importante, é que o adorador o faço com sinceridade de coração. Os fariseus gostavam dos louvores que recebiam dos homens e já recebiam, segundo disse Jesus as suas recompensas. 


Comentários