Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

Série Primeiros Passos: O Exemplo da Vocação de Paulo - Por Adriano Rufino



Em todas as cartas de Paulo ele declara que havia uma vontade maior do que a sua, era a vontade de Deus que o havia chamado para o apostolado. Em Romanos capítulo 1, ele declara:

"Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus...pelo qual (Cristo) recebemos a graça e o apostolado os quais sois também vós chamados" [Romanos 1:1,5,6]. 

A passagem acima revela-nos a certeza e a consciência que Paulo tinha acerca de seu chamado. Ele sabia para quê havia sido chamado e entendia o seu lugar no corpo de Cristo Jesus. É esse entendimento que você precisa ter quanto aonde Deus quer te usar dentro do corpo do Senhor. A vocação de Paulo envolvia toda a sua vida era algo maior do que ele. O mesmo aconteceu com Jeremias "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísse da madre, te santifiquei ;às nações te dei por profeta" [Jeremias 1:5].

Embora chamado por Deus, Paulo sentia as pressões típicas do ministério. Essas pressões eram externas e internas. Externas porque era perseguido, caluniado, foi açoitado por causa da fé em Jesus mas principalmente por conta de sua vocação. E é por isso que o servo do Senhor precisa ter a certeza de sua vocação. Veja o que Paulo diz em II Coríntios 5:14: "...pois o amor de Cristo nos constrange". O que ele quis dizer é que quando se é chamado por Deus, há uma força interior que é maior do que as lutas exteriores, que dá ao servo de Deus forças para prosseguir.

No ministério existem momentos de provações, que podem vir em forma de traições, calúnias, perseguições, rejeições, fechamento de portas, desertos etc. Uma hora ou outra esses momentos chegarão, e irão mexer com qualquer servo, por mais que sejam chamados, no entretanto, é a certeza da chamada que ajudará o servo de Deus a se manter de pé. Há uma paz advinda da certeza da chamada. Não é uma segurança que vem das pessoas ao nosso lado, ou dos recursos financeiros, mas da presença de Deus que dá sustentação ao servo vocacionado.

Houve momentos em que Timóteo enfrentou problemas e Paulo o conforta:

ITimóteo 1:18; 4:14; 6:11-2; II Timóteo 1:6-9.

Certamente mais cedo ou mais tarde você também há de enfrentar muitas lutas, rejeições, desertos, perseguições, calúnias, mas a certeza interior de seu chamado e a presença de Deus dará forças para continuar. Afinal Deus é com o chamado e pelo chamado.  






Comentários