Pular para o conteúdo principal

Destaques

Homens de Deus exaustos

 Quando Moisés estava exausto disse: "Eu imploro-te que me tires a vida" (Números 11:15) Jeremias com profundo cansaço emocional exclamou: "Maldito o dia em que nasci! " (Jeremias 20:14) Elias com medo expressou: "Basta, Senhor, tira a minha vida (1 Reis 19:4) Jó com dor insuportável proclamou: "Por que eu não morri no ventre da minha mãe? " (Jó 3:11) A Bíblia não é um livro de heróis fortes. É um livro de pessoas quebradas... que Deus não abandonou. Se hoje você também está cansado, confuso ou sem forças... lembre-se que eles também foram assim. Mas Deus levantou-os. Sua vida não está pausada. Ela não está perdida. Ainda não está acabado. Deus ainda pode escrever um capítulo que você não imagina

O Poder Extraordinário da Gratidão - Por Adriano Rufino



Na vida há leis para tudo. Quando digo leis, não me refiro apenas as leis jurídicas ou Morais. Nesse momento estou referindo-me as leis do próprio universo. Leis da física, da química, da biologia etc. Newton afirmou que toda ação provoca uma reação contrária e igual. Já a lei da polaridade ensina-nos de que no universo tudo é duplo: há o amargo e o doce, o frio e o calor, a luz e as trevas, o amor e o ódio, o bem e o mal.

No entanto, o tema de nossa mensagem hoje é a gratidão. Assim sendo, segundo a lei da polaridade, se há gratidão, também há a ingratidão. Resta-nos, portanto, perguntar, há poder na ingratidão? Se sim, também o há de tê-lo a gratidão. Senão, vejamos:


Biblicamente, vemos os pães e peixes multiplicarem-se nas mãos de Jesus à medida em que ele vai dando graças ao Senhor [João 6:11]. A gratidão neste caso teve um poder multiplicador. Assim, perguntamos: segundo a lei da polaridade se  a gratidão teve o poder de multiplicar, a ingratidão teria o poder da escassez? Eu acredito que sim. Leia Números capítulo 11:5 (Depois de tudo o que Deus havia feito, o povo estava com saudades das cebolas do Egito, o resultado dessa ingratidão foi a escassez).


Nesse sentido, lemos na primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses:


"Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações. Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês tem demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo." [I Tessalonicenses 1:2-3].


As coisas não andavam muito bem para Paulo e muito menos para os tessalonicenses quando esta carta foi escrita. Naqueles tempos, as notícias demoravam a chegar. E para agravar ainda mais a situação, não haviam muitos escritos apostólicos disponíveis. Um boato começou a se propagar, dizendo que alguns cristãos haviam sido arrebatados e de que o Senhor Jesus havia voltado apenas para alguns.


Isso causou um pânico entre os Tessalonicenses. Para piorar ainda mais, Nero em sua saga de construir um palácio para si em Roma, ordenara aos seus servos a queimarem a cidade de Roma lançando a culpa sobre os cristãos. Isso desencadeou uma perseguição sem igual em todo o Império chegando a todas as cidades. Portanto, nesse momento não havia nenhum motivo nem para Paulo e muito menos para os de Tessalônica em DAR GRAÇAS por algo.


É aqui, portanto, que poder da gratidão entra em ação. Anos antes, Paulo e Silas estiveram presos em Filipos. Lá por conta da conversão e libertação de uma certa jovem possessa de espírito adivinhador [Atos 16:16], o mercado da prata foi terrivelmente afetado com a queda brusca na venda de seus utensílios. Isso causou um enorme prejuízo aos comerciantes da cidade. Era preciso parar a Paulo ou então a economia da cidade poderia colapsar.


É nessa hora que além de açoitados, Paulo e Silas foram presos. Com os pés amarrados ao tronco e com as costas em carne viva, os dois homens de Deus se puseram a dar Graças, louvando, cantando. A gratidão tem poder! Um terremoto sacudiu aquela cela. As correntes e algemas caíram ao chão. Os dois servos de Deus estavam livres!


Imagine, se, ao invés do espírito de gratidão aqueles homens estivessem murmurando, reclamando por terem sido abandonados, ressentidos por não serem visitados pelos demais irmãos da igreja...Porém, louvaram ao Senhor. O resultado veio! A resposta sempre vem àqueles que são gratos. É nessa fé e nesse espírito que Deus quer encontrar você. Dentre tantos que nas Escrituras tiveram um espírito grato a Deus, podemos tomar como lição Davi. Certa vez ele disse:]


"Despertai, saltério e harpa! Quero acordar a alva!" [Salmos 108:2].


 Há um lindo hino gravado pelos Vencedores por Cristo que retrata o que é um coração agradecido ao Senhor. Cante comigo:


Logo de manhã,

Quero Te buscar

Tua voz ouvir,

Teu amor sentir


E no fim do dia,

Quando o sol se pôr

Te adorarei,

Te darei louvor


Mesmo escura a noite,

Brilha a Tua luz

Em Teus braços eu descanso,

Meu Senhor Jesus.







Comentários