Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

Cuidado com o sentimento do FILHO MAIS VELHO - Por Adriano Rufino



Na cultura judaica o FILHO MAIS VELHO desempenhava um papel muito importante. Ele era considerado o RESGATADOR  de seus irmãos. E o que isso significava? Significava que caso seus irmãos contraíssem dívidas, cabia ao irmão mais velho RESOLVER  a questão. Veja, por exemplo, o que diz Hebreus2:10-13

"Porque convinha que aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória aperfeiçoado, por meio de sofrimento o Autor da salvação deles. Pois tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: a meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez Eu porei nele a minha confiança. E ainda: eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu". 

Jesus é o nosso irmão mais velho. Ele nos resgatou e pagou a nossa dívida. Mas vejamos a atitude do IRMÃO MAIS VELHO do filho pródigo:

Em primeiro lugar, embora tivesse uma casa maravilhosa, empregados à disposição, um campo cheio de novilhas e um pai incrível, aquele homem sentia-se infeliz e pobre. Quando retorna do campo e percebe a festa, se recusa a entrar e fica indignado. A festa que o pai fez para o pródigo causa a fúria do irmão mais velho. Quando fala com o pai, não chama o pródigo de irmão, mas de ESTE TEU FILHO

Esse MAIS VELHO (vamos chamá-lo assim), não compreende o coração misericordioso do pai e do ponto de vista teológico, o MAIS VELHO representava o coração dos religiosos dos tempos de Cristo que não compreendia do por quê Jesus receber os pecadores com amor e misericórdia. Os religiosos estavam mais preocupados com as regras, com as tradições do que com o ser humano.

Tal qual aqueles religiosos, assim se manifestou a indignação do MAIS VELHO. Aquela festa o incomoda. Ele não foi capaz de se alegrar com os que estavam alegres. É interessante notar que a distância entre essa condição de indignação para o sentimento de inveja é de apenas um passo. O invejoso possui um sentimento de inferioridade que encontra alívio na contemplação das tristezas e infortúnios do outro.

A inveja é um sentimento maligno porque ela não se satisfaz apenas em possuir o que é do outro, o que ela deseja mesmo é destruir o que o outro possui. Porém o que ocorre é que esse sentimento acaba mesmo é por destruir o invejoso. É por isso que a definição de inveja é "a tristeza por causa do bem alheio". Veja esses casos na Bíblia:

- a inveja causou a morte de Abel [Gênesis 4:4-8].

- a inveja causou grandes problemas na família de Noé [Gênesis 37:11].

- a inveja matou Coré e mais 14.700 homens [Números 16:1-50].

- a inveja fez com que Tobias e Sambalá se opusessem ao trabalho de Neemias [Neemais 2:10].

- a inveja foi a causa que levou os sacerdotes entregarem Jesus para serem crucificado [Marcos 15:10].




Comentários