Pesquisar este blog
Mensagens de fé e esperança para a edificação da igreja de Deus no mundo.
Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Série: Primeiros Passos - O Arrependimento - Por Pastor Adriano Rufino
O Arrependimento
O arrependimento é o primeiro passo para uma vida com Deus. Na Bíblia, todos os homens são chamados ao arrependimento. "Se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis" (Lucas 13:3). Talvez, à primeira vista esses versos possam parecer tremendamente duros. No entanto, foram proferidos por Aquele que nos ama e que deu a Sua vida por nós em uma cruz. O Senhor Jesus é como aquele bom amigo que nos adverte do perigo de forma antecipada. É como o pai que antevendo o desastre, faz de tudo para não perder o seu filho.
O arrependimento sincero é item fundamental para aqueles que se achegam a Deus. No antigo testamento, temos o exemplo de Israel que fora avisado por Jeremias de forma contundente acerca do perigo que estava por vir: "Se não me derdes ouvidos...para que ouvísseis as palavras de meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes. Então farei que esta casa seja como Siló e farei desta cidade uma maldição para todas as nações" (Jeremias 26:4-6).
Israel, no entanto, não quis ouvir o Senhor. Seus corações estavam endurecidos pelo pecado. Não tardou e o mal veio. O Juízo se abateu sobre a nação rebelde. Em 16 de março de 597 a.C. Jerusalém caiu nas mãos de Nabucodonosor. O cativeiro duraria 70 anos. Por vezes ouvimos aquele velho ditado: quem não vem a Cristo por amor, o fará pela dor. Evidente que se o povo de Deus naqueles tempos tivessem se arrependido, teriam sido salvos.
A salvação veio. Porém primeiro veio a dor de serem separados dos seus, de sua cultura, de sua terra. O salmista retratou a dor dos cativos da babilônia no salmo 137: "junto ao rio da babilônia, ali nos assentávamos e choramos, quando nos lembramos de Sião" (Salmos 137:1). Às vezes, o mesmo acontece na vida daqueles que andam longe do Senhor: são separados dos seus por conta de vícios, de escolhas inadequadas e ainda, por causa da ação do próprio diabo em suas vidas.
O arrependimento é a volta a Deus, a mudança de mente, de pensamento. É o retorno à casa do Pai. É o caminho para o novo nascimento e para a entrada no Reino de Deus. Ele é fruto direto da ação do Espírito Santo no coração humano. Disse Jesus: "Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado..." (João 16:7).
QUAIS OS PASSOS PARA UM ARREPENDIMENTO SINCERO?
Em primeiro lugar está o reconhecimento do erro.
- Reconhecer sinceramente que errou e que agiu de maneira inadequada.
A seguir, confissão:
- Falar abertamente em oração com Deus sobre o erro cometido pedindo o seu perdão.
Depois,
- Mudar o comportamento com a ajuda do Espírito Santo.
Por fim:
Aceitar o perdão:
"Se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (I João 1:9 ).
Agora é preciso crer e receber este perdão. O inimigo certamente quererá acusá-lo. Porém, diante do Senhor, aquela falta já está coberta pelo sangue do cordeiro de Deus.
O QUE FAZER DEPOIS?
Agora é necessário fortalecer a sua fé e principalmente a sua vida espiritual. Conta-se uma história acerca de um esquimó que costumava levar os seus cachorros para brigar. Essas brigas eram sob apostas. Certa vez, depois de acertar inúmeras vezes sobre qual cachorro ganharia as disputas foi indagado por um amigo:
- Não compreendo como você consegue acertar sobre qual cachorro ganhará a aposta, pois todas as semanas quando você aposta em determinado animal ele ganha!
Ao que o esquimó respondeu:
-Na semana em que desejo que tal animal vença, procuro alimentá-lo melhor!
Veja que este tipo de atitude do esquimó é exatamente o que um cristão que está começando a dar seus passos na fé deve fazer! Temos dentro de nós "dois seres" que estão em constante luta: a carne e o espírito. Para agradar a Deus precisamos andar no Espírito (Gálatas 5:16). Portanto, andar no Espírito é andar de acordo com a vontade de Deus que é avessa à nossa vontade.
Daí, há a necessidade de alimentar o nosso espírito. Talvez você pergunte: como fazer isso? Lendo a Palavra de Deus todos os dias, procurando conhecer a vontade de Deus em oração. Periodicamente jejuar e buscar a face do Senhor cotidianamente. Comece pelos evangelhos. Leia primeiro o de Marcos, que é o menor, depois prossiga lendo João. Depois volte e leia Mateus e Lucas.
Selecione as suas amizades. Acerque-se de pessoas de Deus que possam acrescentar algo à sua vida espiritual. Fuja de fofocas e disse me disse. Envolva-se com as atividades da igreja porque a vida comunitária te fará crescer na fé. è na comunhão com os irmãos que amadurecemos (Atos 2:1-25). O crente é chamado na bíblia por vários nomes. No entanto, uma alegoria que cai bem ao que escrevemos acima, é a que está em I Pedro 2: "Desejai ardentemente como crianças recém nascidas do leite espiritual para que por ele vos seja dado crescimento".
O Senhor deseja que seus filhos cresçam, amadureçam. Na sua caminhada com Jesus você terá muitas experiências maravilhosas com Ele. A cada dia você há de conhece-lo um pouco mais. Deus deseja se revelar a você em toda a Sua plenitude. Busque-o de todo o seu coração e o acharás! "E buscar me eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jeremias 29:13).
Postagens mais visitadas
“Café com Elas” reúne mulheres em manhã de fé e aprendizado na Missão Evangélica Avivamento Mundial
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
"Café com Elas" promete manhã de união e fortalecimento em Nova Campinas
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário