Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sentir tristeza é humano, decidir se levantar é opcional!

📖 Devocional Motivacional Título: “Sentar e chorar é humano. Jejuar e orar é sobrenatural.” Texto base: Neemias 1:4 “Quando ouvi essas palavras, sentei-me e chorei; lamentei por alguns dias, jejuei e orei ao Deus dos céus.” 🧎‍♂️ Introdução Todos nós passamos por momentos em que a dor nos derruba. Neemias, ao ouvir sobre a miséria do seu povo e os muros de Jerusalém em ruínas, não fingiu força — ele sentou, chorou, lamentou. Isso mostra que sofrer não é sinal de fraqueza, mas de humanidade. No entanto, ele não permaneceu ali. Ele decidiu jejuar e orar. A dor foi o gatilho, mas a reação foi o diferencial. 🔥 1.  Sofrer é natural, mas permanecer prostrado é opcional Neemias se sentou e chorou. E você tem o direito de fazer o mesmo. Não há problema em chorar — Jesus também chorou. Mas o que determina o rumo da sua história não é o que você sente, e sim o que você faz depois de sentir. A dor pode nos parar por um instante, mas ela não pode definir o nosso destino. ...

O que eu aprendi com a serpente do Éden - Por Pastor Adriano Rufino



Pode parecer estranho, mas a Bíblia diz que a serpente era uma animal que não pertencia ao jardim. Sim, era um animal do CAMPO e não do JARDIM. "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do CAMPO que o Senhor Deus tinha feito" [Gênesis 3:1]. O que precisamos perguntar é: qual é a importância desse fato no processo da queda do homem? Bem, o capítulo 2 e versículo quinze nos informa de que o Senhor confiou a Adão a administração do jardim: "...e o pôs no jardim do Éden  para lavrar e o guardar. " Daí perguntamos: o guardar de quê ou de quem? 

Quando Adão foi retirado do jardim, Deus pôs querubins e uma espada inflamada para guardar o jardim e o caminho para a árvore da vida. Mas antes disso, será que havia algum anjo guardando o jardim? A bíblia não o diz. Somos apenas informados de que a tarefa de guardá-lo foi dado ao homem. Possa ser que Deus tenha colocado alguma cerca de fogo ao redor como fez com Jó: "...não o cercaste tu de sebe a ele, e a sua casa..." [Jó 1:10]. Nesse sentido, se havia alguma cerca ao redor do jardim, concluímos que Satanás não poderia lá entrar. 

Então como ele falou por meio da serpente? Talvez por meio de um tratado. Alguns homens de Deus possuíam uma visão bastante entusiasta a respeito do jardim. O Bispo Roberto McAlister acreditava que no jardim as plantas nasciam de forma imediata, sem a necessidade da espera para a colheita conforme conhecemos hoje. Rick Renner, acredita que os animais falavam com o homem no jardim e não somente a serpente. Já algumas tradições rabínicas judaicas acreditavam que as serpentes eram douradas e possuíam asas para voar.

Assim, se seguirmos o entendimento de que antes da queda os animais falavam e de que Satanás precisava de um meio (um canal) para comunicar a sua mensagem ao casal, então seríamos forçados a acreditar que ele, satanás, tenha conversado com a serpente fora do jardim - pois ele não tinha acesso -, e, tenha feito um pacto com o animal para que este falasse ao casal. Ou então, como acreditam alguns, o próprio Satanás tenha se utilizado da serpente como uma espécie de médium e falado ao casal.

Seja como for, ao olharmos as histórias bíblicas neste aspecto, chamam a nossa atenção os inúmeros episódios em que Satanás penetrou em determinados círculos íntimos e de alguma maneira tenha desiquilibrado e na maioria das vezes, destruído aquele círculo. Senão, vejamos:

Davi e Absalão

Davi pôs o nome de seu filho de Absalão, cujo significado era pai da paz. Sim, certamente Davi esperava de que aquele filho fosse um promulgador da paz. No entanto, aquele filho foi um dos maiores problemas para Davi. Ele conhecia o círculo íntimo de seu pai. Sabia onde estava o tesouro real e talvez até o volume em ouro e pedras preciosas. Absalão tinha informações privilegiadas acerca de seu pai, conhecia os amigos os confidentes do rei. Porém, aquele jovem rebelde conhecia as fraquezas de seu pai. Pois bem, foi sobre estas fraquezas que ele trabalhou.

Absalão pôs-se à entrada do palácio do rei e todo aquele que se achegava ao rei com alguma demanda, era interpelado por Absalão que lhes dizia:"...quem me dera ser juiz sobre na terra! Para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que eu lhe fizesse justiça." [2 Samuel 15:4]. Talvez Davi não conseguisse por causa da alta demanda ouvir a todos. Era uma deficiência organizacional, administrativa. Porém, absalão aproveitou-se disso e causou um mal tremendo ao reinado de seu pai.

Jesus e Judas 

Alguns psicólogos ao estudarem o perfil de Judas, o classificaram como alguém extremamente frio e calculista. Judas de Quiriote ou Judas Scariotes nome popularmente conhecido, passou a seguir a Jesus pois acreditava que Seu Reino seria deste mundo. Provavelmente, almejava um cargo de primeiro ministro ou ministro da economia no Reino de Cristo. 

Porém, quando concluiu de que os três anos em que passou seguindo a Jesus daria em nada, em termos materiais, decidiu traí-lo. Ele possuía a bolsa e tirava o que nela se lançava [João 12:6].Judas conhecia o círculo íntimo de Jesus, onde estava o dinheiro, provavelmente sabia  quanto tinha na bolsa,  pois alguém tinha que fazer a contabilidade. Conhecia os locais em que Jesus costumava se retirar para orar [Mateus 26:47]. 

Agora, é hora de ouvirmos algumas admoestações sobre a necessidade de compreendermos a estratégia satânica de usar determinadas pessoas para tentar entrar em nosso círculo íntimo e destruir-nos. Vamos começar com o alerta que Pedro fez: 

"...assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, surgirão NO MEIO  de vós falsos mestres..."[2 Pedro 2:1-3].

Uma das habilidades da serpente é entrar ou sair de um ambiente sem deixar rastros e se utilizando apenas de uma PEQUENA BRECHA. Sim, possivelmente aquela serpente do jardim encontrou algum pequeno buraco na cerca construída por Adão e tenha conseguido penetrar no jardim. Na seara do Senhor também tem ocorrido o mesmo em todo o mundo. Os maiores problemas que a igreja do Senhor enfrenta não vem de fora (do mundo), normalmente, vem do MEIO do círculo íntimo, dos seus átrios.

Vejamos o que nos diz Paulo, o apóstolo aos gentios:

"Eu sei que, logo após a minha partida, lobos ferozes se infiltrarão por entre a vossa comunidade e não terão piedade do rebanho" [Atos 20:29]. Como dizíamos, a serpente é sagaz e boa na arte de infiltrar-se em determinados ambientes sem ser notada. Tanto Pedro, quanto Paulo alertaram aos crentes de seu empo de que isto ocorreria num determinado momento da vida da igreja. E de fato, na história da igreja isso ocorreu por inúmeras vezes.

O QUE TUDO ISSO NOS ENSINA?    

De que não devemos ficar paranóicos achando que qualquer um que se aproxime de nós tenha alguma intenção má. Porém, é preciso proteger-se. É preciso guardar a fé. Não se pode como o rei Ezequias, abrir os seus tesouros ao inimigo: "...que viram em tua casa? Viram tudo quanto há em minha casa..."[Isaías 39:4]. Às vezes é preciso agir como Neemias: "...não contei a ninguém o que Deus havia colocado em meu coração para eu fazer em Jerusalém..." [Neemias 2:12]. 

É preciso saber escolher os amigos, àqueles a quem possamos dividir nossos sonhos e planos. É preciso aceitar de que nem todo mundo torcerá pelo seu sucesso e nem todos ficarão felizes ao saber que você está indo bem em seus negócios, família, relacionamento etc. Assim como Sambalá e Tobias, haverão aqueles que desdenharão de você e de seus sonhos. [Neemias 4:2].

Seja cauteloso. Invista em seus pontos fortes e fracos. Tenha comunhão com Deus. Não permita que nada e nem ninguém roube de você a coisa mais importante que existe: a sua intimidade com Deus. A intimidade de Adão foi roubada, a sua tenho certeza de que você não permitirá. Pense nisso!


 



Comentários