Pesquisar este blog
Mensagens de fé e esperança para a edificação da igreja de Deus no mundo.
Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A HISTÓRIA DE NERO E TIMÓTEO: DOIS JOVENS E UM DESTINO - FINAL - Por Pastor Adriano Rufino
Paulo costumava em suas cartas saudar a igreja com a Graça e a Paz de Cristo. Na realidade, o que ele fazia era abraçar o mundo gentílico (saudando com a graça), e o mundo judaico (saudando com a paz). Os gregos, mesmo aqueles que não professavam a fé em Jesus, saudavam-se com a graça. Já os judeus com a paz ou shalom. Desta forma, as cartas eram destinadas a toda gente. Porém chama-nos atenção um detalhe nesta carta: nela, o apóstolo inclui o termo "misericórdia"[...graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso...] (2 Timóteo 1:2). E por quê? Porque aqueles que estão atribulados ou sendo provados precisam da misericórdia do Senhor.
Em seguida, Paulo diz ao jovem pastor que ["...sem cessar faço menção de ti nas minhas orações noite e dia..."] (2 Timóteo 1:3) Este termo em negrito no grego é a palavra MENEIA. E o que significa MENEIA? Esta expressão significa LEVANTAR UMA ESTÁTUA. Na realidade, o que Paulo estava fazendo em oração diante de Deus era levantar estátuas de Timóteo diante de Deus. Como assim? Assim como os poderosos deste mundo para serem lembrados levantam estátuas de si ou monumentos com os seus nomes para jamais serem esquecidos, assim também Paulo o fazia diante de Deus em oração. Significava que, para onde quer que Deus olhasse em sua sala, lá estava Timóteo como um monumento diante de Deus por causa das orações de Paulo.
Um outro ponto, é o que nos diz o versículo 4: ["...desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas"] (2 Timóteo 1:4)"". Paulo estava encarcerado em Roma. Como então pôde ver as lágrimas de Timóteo? Estudiosos dizem que a carta que Timóteo escreveu para o seu mentor, estava manchada de lágrimas. Então, quando Paulo pega o pergaminho para ler, reconhece as manchas e deduz ser as lágrimas de Timóteo. Daí, vemos o quanto o jovem pastor estava angustiado, decepcionado com alguns membros da igreja que decidiram abandoná-lo por conta das perseguições.
Na carta resposta de Paulo, talvez Timóteo esperasse alguma compreensão do apóstolo. Mas ao invés disso, Paulo vai tratar da deficiência espiritual de seu jovem pastor com um instrumento inusitado: a memória! No versículo seguinte Paulo admoesta: "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti (2 Timóteo 1:5). A pergunta que fazemos é: Por que Paulo apela à memória da Timóteo? Por que fala de uma fé não fingida e por que cita a avó e a mãe do jovem pastor?
- Em primeiro lugar, era preciso reavivar o dom dado por Deus ao jovem pastor. Naquele momento ele não tinha a Paulo por perto para lhe impor as mãos. Nesse caso, precisava olhar para trás e LEMBRAR das vezes em que Deus foi fiel à sua vó honrando-a e à sua mãe.
- Em segundo lugar, foi a fé que fez morada tanto na vó quanto na mãe de Timóteo que levou o Senhor a ser fiel àquelas mulheres. Do mesmo modo, Deus também seria fiel ao jovem pastor, uma vez que sua fé também não era fingida.
Uma outra lição aqui é que às vezes pensamos que nossos problemas são os maiores do mundo. Timóteo certamente pensava assim. Mas perceba que ele, estava em situação muito melhor do que a de Paulo! Afinal o apóstolo estava no corredor da morte em Roma e o pastor Timóteo livre em Éfeso!
Postagens mais visitadas
“Café com Elas” reúne mulheres em manhã de fé e aprendizado na Missão Evangélica Avivamento Mundial
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
"Café com Elas" promete manhã de união e fortalecimento em Nova Campinas
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário